Publicado em Projetos Crisma

Projeto – Estágio pastoral – Crisma – Paróquia Santo Agostinho

Ao crescente numero de atividades que nossa Paróquia exerce em todos os âmbitos, cresce também a necessidade de pessoas que sirvam a Igreja. Nosso pároco convoca a juventude para auxiliar nessas necessidades e não deixar que determinados grupos sequem por falta de operários da fé. A Pastoral do Crisma se compromete em ser uma primeira orientadora dos jovens que buscam o sacramento da Confirmação criando e aplicando o estagio pastoral que acontecerá em etapas.

  • 1ª etapa:

Criação do Núcleo de Apoio de Ações Catequéticas – NAAC – para auxiliar e acompanhar os crismandos em cada comunidade e suas pastorais interessadas nos projeto.

  • 2ª etapa:

Levantamento e reuniões com as pastorais em suas comunidades para apresentar o projeto de acordo com a disponibilidade e ação da comunidade e, se necessário,  convidá-los a ir a um encontro da Crisma com apresentações.

  • 3ª etapa

O NAAC fará levantamento e divisão dos jovens de acordo com a proximidade de sua comunidade e, se necessário, limitar o a quantidade de jovens por pastoral, incentivando uma variação ou mesmo criação de novos grupos nas comunidades.

  • 4ª etapa:

Apresentação das pastorais aos jovens feitas pelo NAAC ou pelos coordenadores de cada grupo e já separando cada um por pastoral. A divisão pode ser feita durante o encontro da Crisma, no momento destinado para isso, ou na comunidade de destino do jovem.

  • 5ª etapa:

Convivência do jovem em cada pastoral. (a se realizar no mínimo 3 visitas durante o percurso da Crisma, podendo o jovem iniciar mais tarde, desde que cumpra o prazo estabelecido até 2 semanas antes da conclusão do curso).

Observações importantes quanto ao Projeto – Estágio Pastoral:

  1. O principal intuito do projeto é incentivar que Crismandos conheça e participe das pastorais de nossa Paróquia, principalmente aquelas em que ele se adapte com maior facilidade. Cada um deverá participar de pelo menos 3 reuniões do grupo escolhido, vivendo e colhendo o máximo de informações possíveis. Desde a história, organização e vivencia do grupo.
  1. Aqueles crismandos que já possuem uma vivência e compromisso em algum grupo da Igreja, comprovado pelo NAAC ou líderes daquele grupo, estar dispensado do Estágio, se assim preferir.
  1. O NAAC – Núcleo de Apoio de Ações Catequéticas– será formado por no mínimo 10 catequistas, de preferência, que estejam em processo de formação, sendo pelo menos 2 por comunidade, podendo haver mais catequistas e veteranos.
  1. Se assim preferir, em sintonia e conivência com os coordenadores da pastoral, comunidade e paróquia,  novos grupos, pastorais ou movimentos podem ser criados, desde que estabeleçam um documento de diretrizes básicas para isso.
  1. O estágio, embora seja critério para a conclusão do curso de Crisma, não será motivo para impedimento de algum jovem não recebê-lo, desde que o jovem apresente razoes para não participar do projeto.
  1.  A conclusão do estagio será de acordo com a disponibilidade do participante, sendo incentivado ao crismando continuar na pastoral após o estágio.

Coordenação
Crisma

Paróquia Santo Agostinho 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s